Atraso nas vendas do Instagram? Aqui estão 8 dicas para gerar vendas na plataforma social.

Redes sociais vendas

Considerando que 72% dos usuários do Instagram fizeram compras relacionadas a moda, beleza ou estilo depois de ver algo na plataforma, não há melhor momento para mostrar sua marca e seus produtos para o mundo.

Considerando que 72% dos usuários do Instagram fizeram compras relacionadas a moda, beleza ou estilo depois de ver algo no Instagram, não há melhor momento para mostrar sua marca e produtos para o mundo.

Com uma base de 1,07 bilhão de usuários ativos , não é surpresa que mais de 200 milhões de empresas tenham presença no Instagram.

Para a maioria das empresas, a questão não é “se” eles devem usar o Instagram, mas “quando” ou “como”? Dentro do funcionamento de “quando” estão as etapas “como” testadas e comprovadas que as empresas podem considerar se quiserem aproveitar o Instagram da maneira mais eficaz para sua marca.

1. Defina suas metas e determine seu público-alvo

Antes de sua empresa começar a postar, o motivo de estar ali deve ser entendido e articulado. Por que você está aí? É para criar reconhecimento da marca, vender produtos ou outra coisa?

As empresas de hoje precisam saber como tomar decisões baseadas em dados. Peço às empresas que definam claramente seus KPIs de mídia social, acompanhem de perto o desempenho de cada postagem que publicam e façam o melhor que puderem para atribuir as postagens às vendas. 

Isso o ajudará a determinar quais formatos de conteúdo funcionam melhor em termos de engajamento e vendas, para que você possa produzir mais e gastar menos tempo trabalhando naqueles que não funcionam.

2. Faça uma análise competitiva

Que tipos de conteúdo seus concorrentes publicam? Do que você gosta? O que você não gosta? O que você acha que converte? Use essas informações para criar seu primeiro (de muitos) rascunhos de sua estratégia de mídia social.

Para quem você está aí? O que define seu público, tanto em termos demográficos quanto em termos de coisas com as quais eles se importam. Se você tem clientes que compram de você com frequência ou assinam sua marca, pergunte a eles o que eles acham do seu conteúdo de mídia social. Por outro lado, o que outras marcas – não necessariamente relacionadas ao seu negócio – estão fazendo que você deveria testar e aprender? Esse feedback honesto e aberto pode levar sua estratégia de mídia social (e vendas) para o próximo nível.

3. Certifique-se de que sua presença no Instagram seja consistente com a aparência da estética de sua empresa

A sua companhia é divertida e enérgica, digna e formal, tranquila e pensativa ou selvagem e irreverente?

É provável que as características de sua empresa já tenham sido filtradas em como seu produto ou serviço é embalado, seu logotipo ou nas palavras que você usa para se descrever. Considere o Instagram uma extensão de tudo isso, então deve ser um lugar que se pareça com a sua marca – em cada palavra usada, em cada postagem.

4. O conteúdo de vídeo Snackable está dominando as mídias sociais

Este conceito não é válido apenas para o Instagram (Reels e IGTV), mas também se aplica ao TikTok, Snapchat (Snaps) e YouTube (Shorts). Embora vídeos mais longos sempre tenham um lugar em plataformas como o YouTube, os consumidores não têm períodos de atenção longos. Eles querem que seu conteúdo seja curto, direto ao ponto e divertido.

Se você puder encontrar maneiras criativas de marcar todas essas caixas, além de criar uma oferta atraente que motive o espectador a agir, você terá uma boa chance de gerar a venda. Certifique-se de que seu “Link na biografia” seja para onde você deseja que as pessoas vão – para uma página de destino, seu site ou uma página de produto.

5. Não se coíbe de educar seus clientes atuais e potenciais.

Compile uma lista de perguntas ou preocupações que seus clientes atuais e potenciais tenham e como seu produto resolve esse problema. O conteúdo educacional ajuda as marcas a criar confiança e autoridade – o que deve se traduzir em comprar curtidas e seguidores para atrair vendas.

Por exemplo, se você é uma marca de vitaminas e suplementos, crie postagens estáticas e em carrossel, vídeos e gráficos atraentes que expliquem como funcionam os ingredientes do seu produto. Se você é um corretor de seguros, crie conteúdo que fale sobre as diferenças entre seguro de vida completo e seguro de vida e por que cada um tem méritos.

6. Seja autêntico

Os consumidores de hoje querem saber mais sobre a empresa para a qual estão doando seu dinheiro. Não tenha vergonha de levantar a cortina do seu negócio – mostre como é a vida em seu escritório, destaque seus funcionários e até mesmo os incentive a fazer aquisições.

Além disso, pergunte a si mesmo o que sua marca representa, o que faz com que você apoie e comunique seus valores nas mídias sociais. Os consumidores de hoje querem fazer negócios com empresas alinhadas com seus valores fundamentais.

Eu aconselharia as marcas agora a evitar fotografias sempre que possível. Em vez disso, reserve um tempo para criar conteúdo da vida real e do momento que seja visualmente atraente. Lembre-se, em sua essência, o Instagram ainda é uma plataforma de mídia social orientada visualmente.

7. Certifique-se de oferecer uma experiência de compra de alto nível – dentro e fora do Instagram

Se seus seguidores optarem por comprar seus produtos no Instagram, pergunte-se que tipo de experiência você está proporcionando a eles. As fotos do seu produto são de alta qualidade? Você está incluindo imagens de estilo de vida como parte do carrossel de produtos?

Como alternativa, se as pessoas preferirem navegar do Instagram para o seu site para comprar seu produto, que tipo de experiência no site você está oferecendo? Seu site e páginas de produtos aparecem corretamente em todos os dispositivos e sistemas operacionais? Ocorre algum deslocamento desnecessário? A página carrega lentamente?

Essas perguntas podem parecer básicas, mas uma página de carregamento lento ou botões quebrados podem ser a diferença entre seu próximo cliente e sua próxima venda. Eu também encorajaria os proprietários de empresas a implementar estratégias, como remarketing de exibição, que trazem os compradores de volta para concluir suas compras.

8. Colabore com influenciadores

Exemplos de colaborações populares que eu vi funcionarem bem incluem postagens patrocinadas, brindes e programas de embaixadores da marca. Isso o exporá a compradores que talvez nunca tenham ouvido falar de você antes. No entanto, eu aconselharia as empresas a escolher seus influenciadores com sabedoria.

Não gaste a maior parte do seu orçamento anual de marketing em uma colaboração única com um mega influenciador que tem milhões de seguidores. Em vez disso, opte por nano (menos de 10.000 seguidores) ou microinfluenciadores (menos de 50.000 seguidores) que se alinham de perto com os valores de sua marca e são apaixonados por seus produtos.

Isso também remonta ao conceito de ser autêntico. Os consumidores de hoje são experientes e sabem quando um embaixador da marca não é apaixonado pelos produtos que está apresentando. Tome muito cuidado ao selecionar essas pessoas, meça de perto seus resultados e continue a trabalhar com aqueles que ressoam com seu público.

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